Livro Transformando a Educação em Computação PBL

Neste mês, o grupo NEXT lançou seu primeiro livro “Transforming Computing Education with Problem-Based Learning: From Educational Goals to Competencies”. 

O livro descreve cinco experiências PBL na formação de diversos perfis profissionais em computação, do programador ao gerente de projetos. Publicado em inglês pela Cambridge Scholars Publishing, o exemplar tem como proposta fomentar a abordagem PBL na educação em computação. Segundo a profa. Simone Santos:“o mercado de TI demanda profissionais cada vez mais preparados para enfrentar desafios tecnológicos e de negócios que não se resolvem sem competências tais como resolução de problemas, comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade e gestão. Transformar o ambiente educacional com problemas reais e atividades práticas, provendo oportunidades de desenvolver essas competências, é fundamental para prepararmos os profissionais de TI atuais e futuros. Acreditamos que esse livro poderá apoiar os professores nessa missão”. 

O livro teve ainda a contribuição de doutores formados no CIn/UFPE, integrantes do grupo NEXT (Ariane Rodrigues, Felipe Furtado, Felipe Soares e Gustavo Alexandre) e do PET Informática (Éden Santana).

Livro disponível em: link 

Livro NEXT PBL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *