Por que adotar PBL?

Você deseja que seus alunos estejam prontos para o trabalho com as habilidades do século XXI? O NEXT baseia-se no trabalho da “Parceria para o ensino de habilidades do século XXI” (P21), que considera as habilidades que os jovens precisam ter para o sucesso como indivíduos, cidadãos e trabalhadores no século XXI, em quatro domínios. A P21 desenvolveu uma visão unificada e coletiva para a aprendizagem, conhecida como “Framework for 21st Century Learning”. Esta estrutura descreve as competências em conhecimentos, habilidades e experiências que os alunos devem dominar para ter sucesso no trabalho e na vida; é uma mistura de conhecimento de conteúdo, habilidades específicas, experiência e alfabetização.

Com foco em competências pessoais e interpessoais e no Framework da P21, o NEXT tem como principal referência as cinco competências-chave, denominada por 5Cs:

  • Pensamento Crítico (Critical Thinking), inclui o raciocínio lógico, a capacidade de análise, visão holística de problemas, julgar e tomar decisões e saber como resolver problemas;

  • Comunicação, envolve a capacidade de articular pensamentos e ideias de forma oral, escrita e não verbal, saber argumentar, motivar, convencer, assim como escutar e compreender;

  • Colaboração, refere-se a habilidades em trabalhar em time, assumindo e compartilhando responsabilidades, adaptando-se a mudanças para alcançar um objetivo comum;

  • Criatividade, envolve o pensar criativamente, trabalhando de forma criativa com outras pessoas e implementando inovações e;

  • Coordenação, que diz respeito às capacidades de autoiniciativa, planejamento, autorregulação e gestão do tempo.

Acreditamos que o desenvolvimento destas competências envolve Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), que podem ser estimulados por meio das abordagens de aprendizagem ativa, em especial, o PBL. A partir delas, o estudante assume o papel de protagonista, essencial para sua vida profissional.